Você sabe o que é necessário para desenvolver uma boa escrita?

A escrita é parte integrante das habilidades de comunicação, ela estimula e ajuda a aumentar a criatividade e a imaginação. O processo da escrita começa desde a infância e está associado a algumas habilidades motoras e cognitivas.

Para desenvolver uma boa escrita a criança precisa de uma série de estímulos que precedem o processo de alfabetização. Desde pequena ela precisa ser estimulada com diversas atividades para que o processo da escrita ocorra de maneira natural e tranquila. As fases da aprendizagem que compõem o desenvolvimento de uma boa escrita são:

1 • Movimento de Pinça: é o momento em que a criança começa a exercitar a ”pegada” com firmeza, força e  capacidade de segurar objetos (começa por volta dos 9 meses).

2 • Desenvolvimento da força da mão: nesta fase a criança amplia sua capacidade de movimento com as mãos, por meio de diversos objetos (monta-tudo, massinhas e outros objetos que trabalhem essa habilidade (acontece nos 3 primeiros anos).

3 • Entre 3 e 4 anos começa a desenvolver traçados verticais e horizontais, dando contornos mais definidos para seus desenhos.

4 • Pontilhados para aprimorar os movimentos: agora a criança já é capaz de trabalhar com pontilhados para aperfeiçoar seus movimentos, executando movimentos um pouco mais complexos e ordenados.

É imprescindível que cada fase de aprendizagem seja estimulada com as atividades corretas de acordo com a faixa etária da criança. Assim e com o acompanhamento do professor, a criança poderá trilhar um caminho adequado para a aquisição da escrita.

Maria Clara dos Rios Castro
Formada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo.
Especialista em Consciência Fonológica e Alfabetização Fônica.
Coordenadora Pedagógica – Educação Infantil.

Educação Infantil

Educação Infantil

A Educação Infantil é uma fase importante para a formação do caráter, na constituição do sujeito, no autoconceito, nos valores que vão sustentar as opções e decisões ao longo da vida.

Saiba Mais
Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental I

Aproximadamente dos 6 anos de idade já encontra-se pronto 90% do desenvolvimento físico do cérebro. A partir do 1º ano do Ensino Fundamental a criança já está preparada para receber uma quantidade bem maior de informações.

Saiba Mais
Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II

É uma fase onde não necessitam mais das fantasias para considerar problemas e situações. Desenvolve a habilidade de abranger conteúdos puramente abstratos, como elevados conceitos matemáticos e filosóficos.

Saiba Mais
Ensino Médio

Ensino Médio

O Ensino Médio representa a etapa final da Educação Básica no Brasil. No IAVEC o Ensino Médio tem duração mínima de três anos e visa à formação do educando nos aspectos acadêmico, social, ético, físico e espiritual.

Saiba Mais

7 Princípios

Mordomia União Soberania Carater Individualidade Auto Governo Semeadura e Colheita

Escola Associada

Logos Associados