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Ensino Médio

O Novo Ensino Médio

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, definindo uma nova organização curricular, com um currículo flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

Visando atender às necessidades e às expectativas dos jovens, o Novo Ensino Médio visa fortalecer o protagonismo juvenil na medida em que possibilita aos estudantes escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos. A lei também dispõe sobre o desenvolvimento de projetos de vida dos estudantes, o que será o momento desencadeador para refletir sobre o que se deseja e conhecer as possibilidades do Novo Ensino Médio.

A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

IAVEC

No IAVEC, o Novo Ensino Médio visa a formação do educando nos aspectos acadêmico, social, ético, físico e espiritual, garantindo uma Formação Geral Básica aprofundada e três itinerários que contemplem as áreas de aptidões e preferências dos alunos sem negligenciar sua formação como cidadão.

Todos os conteúdos são fundamentados na AEP (Abordagem Educacional por Princípios) que, por meio do Método 4 passos (Pesquisar, Raciocinar, Relacionar e Registrar), promove um aprendizado reflexivo. Quando o aprendizado reflexivo acontece, o aluno aprende a colocar em palavras os seus pensamentos e a articular a disciplina. Não se trata de memorização, mas sim de efetiva compreensão. Ele aprende a pesquisar, comparar, analisar, sintetizar e outras habilidades relacionadas ao processo reflexivo, tendo uma diversidade de ferramentas pra explorar suas aptidões: belas artes, ensaios, apresentações orais, etc.

Em nossa abordagem:

currículo flexível é suficientemente robusto para não ceder aos argumentos ou circunstâncias contrários à verdade eterna das Escrituras e reflexivo para iluminar a mente dos jovens estudantes. Além de dialogar com as constantes mudanças e desafios do cenário juvenil.

protagonismo juvenil é o serviço consciente e voluntário do jovem que tem o caráter ensinável de Cristo, oferecendo sua força, vitalidade, dons, inteligência e oportunidades para a promoção dos valores do Reino de Deus, que são capazes e suficientes para transformar o indivíduo, a família, a comunidade e as nações.

E o projeto de vida prioriza a formação integral dos estudantes, por meio da consolidação de sua identidade em Cristo e a construção de conhecimentos, representações e valores numa cosmovisão cristã. Orientando sua vida em Deus e para a glória de Deus.

Dessa forma, nossos alunos são preparados para o trabalho e cidadania, incluindo a formação ética, desenvolvimento da autonomia intelectual e pensamento crítico.

Durante todo o Ensino Médio, são desenvolvidos Projetos, Simulados, Aulas Práticas com o objetivo de preparar o aluno para o vestibular e colocá-lo em contato com as profissões que serão alvo de suas escolhas, além de trabalhar o autoconhecimento e identificação de suas habilidades, para que se tornem não só bons profissionais mas líderes servidores.

Utilizamos o material da FTD para a FGB (Formação Geral Básica). Temos ar condicionado e projetores multimídia em todas as salas, aulas visuais em multimídia, aulas temáticas em laboratório de matemática, ciências e arte, que complementam e enriquecem o trabalho.

“Encoraje os jovens a serem prudentes”. Tito 2:6