A curiosidade infantil, que se manifesta de muitas maneiras, demonstra a necessidade que a criança tem de compreender a realidade a sua volta. A curiosidade das crianças é o primeiro passo para a aprendizagem, é um comportamento natural o querer saber, conhecer sobre a vida e tudo que a rodeia através da investigação e do aprendizado. Há uma grande capacidade de aprendizagem que envolve a infância. Isso se torna extremamente benéfico quando bem canalizado. Em um tempo onde há informações livres e de todas as formas, nossa atenção deve ser redobrada. A maior destruição de uma geração se inicia na educação de cada criança, se inicia nos ensinamentos recebidos dentro dos lares, nas escolas, com as companhias. Temos visto o quanto pais estão sendo enganados quanto a forma como eles devem educar os seus filhos. Há um apelo gritante que insiste em nos dizer: – o que tem demais? O que tem demais ficar na TV uma tarde toda? O que tem demais deixar a criança no celular? O que tem demais estimular danças sensuais? Ou permitir músicas que distorcem valores e princípios? O que tem demais dar aos filhos tudo o que querem mesmo que não se importam e nem valorizam? O que tem demais?
Será que as crianças precisam ser expostas a tudo que mundo oferece para que possam aprender a viver nele? Deus nunca pretendeu que eu e você conhecêssemos o mal para vivenciá-lo. Seu desejo é que sejamos sábios em relação ao bem, mas puros em relação ao mal (Romanos 16.19), mas o mundo diz sempre o contrário:” mas você vai criar seu filho em uma bolha? todos os amiguinhos vão menos ele? Pra que estudar numa escola cristã, seus filhos precisam conhecer o mundo lá fora…tadinho, vai crescer revoltado…discursos do engano!
Na verdade é que a nossa tarefa não é criar filhos que possam “se adaptar” ou meramente “sobreviver” neste mundo. O desafio de todo pai cristão é criar filhos que amem a Deus de todo coração, alma, mente e forças, que tenham um relacionamento comovente e pessoal com o Senhor Jesus e cujas vidas sejam luzes vivas e brilhantes penetrando na escuridão ao seu redor. Os pais cristãos devem buscar criar não apenas bons filhos, mas filhos que abraçam a verdade com entusiasmo, filhos que amam a justiça e odeiam o mal, filhos que serão usados por Deus para mudar este mundo.
A palavra do Senhor nos diz em Provérbios 11.9 que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria.
Seja sábio segundo os preceitos eternos e verás a fidelidade do Senhor na sua descendência.
Veronica Santos Marconi
Pedagoga
Mestre em Educação Cristã pela FCU-Flórida Christian University
Diretora Geral IAVEC