Professor Cristão: uma reflexão acerca da docência

O maior exemplo para alcançarmos as qualidades de um bom educador, encontramos no mestre Jesus, n’Ele podemos alcançar força e ânimo para que o nosso papel de educadores seja, de fato, prazeroso, exemplar e memorável para as pessoas com as quais conviveremos.

Jesus demonstrou grandes exemplos no ensino, seu olhar de amor e compaixão fazia-o ser amado e admirado por todos. Ele tirava tempo para ensinar grandes multidões, mas também ensinava em particular. Era sábio em ensinar tanto para os adultos, assim como para as crianças, não fazia acepção de pessoas e olhava com carinho a quem mais precisava de atenção. Sabia lidar com as diferenças culturais e sociais, era muito sábio para resolver assuntos polêmicos de sua época, era amado por todos aqueles que eram movidos pela Sua compaixão.

A vida de um bom professor é o resultado de muitas conquistas, experiências e da preparação profissional. No entanto, o professor cristão vai além daquilo que a formação acadêmica proporciona, ele busca seguir o exemplo de Cristo e mantém-se fiel à palavra de Deus, assim como o sábio conselho de Salomão: Procure obter sabedoria e entendimento; não se esqueça das minhas palavras nem delas se afaste (Provérbios 4.5)

Como educadores, nosso papel na educação não se resume apenas na alfabetização ou no ensino das linguagens, exatas, natureza ou humanas, mas no ensino com sabedoria, com amor e com repreensão para a prática dos princípios éticos e dos bons valores que a humanidade tanto carece. Neste aspecto, o conselho bíblico para nós professores encontra-se em (Provérbios 13: 14)  O ensino dos sábios é fonte de vida, e afasta o homem das armadilhas da morte.

2 João 1:9: “Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho”. Assim sendo, faremos transparecer em nós a presença de Deus e estaremos preparados para enfrentar e dialogar sobre as opiniões polêmicas, bem como zelar pelo amor e, com sabedoria, transmitir e mostrar o quanto Deus ama o ser humano. Todo professor é desafiado à competência profissional a qual se revela nos inúmeros aspectos da sua vida e atitudes no ambiente educacional. E, como professores cristãos devemos ser sábios e competentes para falarmos do amor de Cristo, através de nossas palavras e dos nossos atos, assim como nos orienta a palavra de Deus: Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.” (Daniel 12:3)

Que possamos, por meio do aperfeiçoamento profissional, desempenhar nosso papel na educação, mas, especialmente, buscar com sabedoria e fidelidade seguir os princípios da palavra de Deus, fazendo a nossa parte no grande comissionamento ordenado pelo Nosso Mestre: “Ide e fazei discípulos”. (Mateus 28.19).

Veronica S.Marconi
Diretora IAVEC/ REVIVER Rede de Ensino
Mestre em Educação Cristã (AEP)

Educação Infantil

Educação Infantil

A Educação Infantil é uma fase importante para a formação do caráter, na constituição do sujeito, no autoconceito, nos valores que vão sustentar as opções e decisões ao longo da vida.

Saiba Mais
Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental I

Aproximadamente dos 6 anos de idade já encontra-se pronto 90% do desenvolvimento físico do cérebro. A partir do 1º ano do Ensino Fundamental a criança já está preparada para receber uma quantidade bem maior de informações.

Saiba Mais
Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II

É uma fase onde não necessitam mais das fantasias para considerar problemas e situações. Desenvolve a habilidade de abranger conteúdos puramente abstratos, como elevados conceitos matemáticos e filosóficos.

Saiba Mais
Ensino Médio

Ensino Médio

O Ensino Médio representa a etapa final da Educação Básica no Brasil. No IAVEC o Ensino Médio tem duração mínima de três anos e visa à formação do educando nos aspectos acadêmico, social, ético, físico e espiritual.

Saiba Mais

7 Princípios

Mordomia União Soberania Carater Individualidade Auto Governo Semeadura e Colheita

Escola Associada

Logos Associados