O método importa?

Vivemos a “era dos métodos” e como pais, muitas vezes procuramos por métodos que sejam capazes de nos auxiliar na educação e ensino de nossos filhos. Buscamos na verdade o resultado de uma boa educação por meio dos métodos, mas e o método, será que importa se alcançarmos o resultado desejado?

O método importa!

Método pode ser definido também como “caminho”. Quando ouvimos a palavra caminho, logo nos vem à mente a afirmação de Jesus “Eu sou o caminho…” (Jo 14:6), isso nos mostra que o método importa! Não podemos nos achegar a Deus de outra maneira que não seja por Jesus, não há outro caminho.

É muito bom e louvável querermos dar uma boa educação para nossos filhos, mas como cristãos, precisamos escolher bem os métodos que usamos para isso. Precisamos valorizar e buscar métodos que tenham a Palavra de Deus como fundamento e centralidade e devemos fugir de métodos que prometem bons resultados de educação sem considerar o Senhor.

Os dias são maus e o mundo tenta nos impor cada vez mais uma educação centrada no homem e que não glorifica a Deus. Que possamos escolher o único caminho que realmente importa para nossos filhos, este promete um resultado imutável e eterno!

Maria Clara dos Rios Castro
Formada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo.
Especialista em Consciência Fonológica e Alfabetização Fônica.
Coordenadora Pedagógica – Educação Infantil.

Educação Infantil

Educação Infantil

A Educação Infantil é uma fase importante para a formação do caráter, na constituição do sujeito, no autoconceito, nos valores que vão sustentar as opções e decisões ao longo da vida.

Saiba Mais
Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental I

Aproximadamente dos 6 anos de idade já encontra-se pronto 90% do desenvolvimento físico do cérebro. A partir do 1º ano do Ensino Fundamental a criança já está preparada para receber uma quantidade bem maior de informações.

Saiba Mais
Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II

É uma fase onde não necessitam mais das fantasias para considerar problemas e situações. Desenvolve a habilidade de abranger conteúdos puramente abstratos, como elevados conceitos matemáticos e filosóficos.

Saiba Mais
Ensino Médio

Ensino Médio

O Ensino Médio representa a etapa final da Educação Básica no Brasil. No IAVEC o Ensino Médio tem duração mínima de três anos e visa à formação do educando nos aspectos acadêmico, social, ético, físico e espiritual.

Saiba Mais

7 Princípios

Mordomia União Soberania Carater Individualidade Auto Governo Semeadura e Colheita

Escola Associada

Logos Associados