Vivemos a “era dos métodos” e como pais, muitas vezes procuramos por métodos que sejam capazes de nos auxiliar na educação e ensino de nossos filhos. Buscamos na verdade o resultado de uma boa educação por meio dos métodos, mas e o método, será que importa se alcançarmos o resultado desejado?
O método importa!
Método pode ser definido também como “caminho”. Quando ouvimos a palavra caminho, logo nos vem à mente a afirmação de Jesus “Eu sou o caminho…” (Jo 14:6), isso nos mostra que o método importa! Não podemos nos achegar a Deus de outra maneira que não seja por Jesus, não há outro caminho.
É muito bom e louvável querermos dar uma boa educação para nossos filhos, mas como cristãos, precisamos escolher bem os métodos que usamos para isso. Precisamos valorizar e buscar métodos que tenham a Palavra de Deus como fundamento e centralidade e devemos fugir de métodos que prometem bons resultados de educação sem considerar o Senhor.
Os dias são maus e o mundo tenta nos impor cada vez mais uma educação centrada no homem e que não glorifica a Deus. Que possamos escolher o único caminho que realmente importa para nossos filhos, este promete um resultado imutável e eterno!
Maria Clara dos Rios Castro
Formada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo.
Especialista em Consciência Fonológica e Alfabetização Fônica.
Coordenadora Pedagógica – Educação Infantil.