(16) 3904.9310

7h10 às 18h30 - seg à sex (exceto feriados)

História Providencial

Durante toda a nossa vida passamos por momentos tão difíceis, que nos fazem questionar se estamos vivendo e sendo guiados pelo acaso.  Muitas são as lutas, mas se formos estudar a Palavra de Deus, podemos perceber através da história que existe planejamento e um planejador que conduz todas as coisas.

Sempre me lembro de como seria bom viver no paraíso, assim como Adão e Eva tiveram sua oportunidade. Diante do pecado cometido naquele lugar, e das consequências geradas a eles e também a nós, parece que algo deu errado no plano de Deus.

Mas isso não é verdade! A Bíblia nos diz em Salmos 139:16 que “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia”. Podemos ver nesse versículo a presciência de Deus, que remete à Ele o conhecimento de tudo que ainda viria a existir.

Nesse cenário podemos perceber a história providencial na qual estamos inseridos, tanto em um contexto geral, que inclui a história das nações, como no individual, sendo provido de forma particular por um Deus que verdadeiramente se importa comigo.

Conseguimos ver claramente na história de Dom Pedro II, a manifestação da providência divina. Ainda criança, perdeu sua mãe, e Deus preparou para ele uma cuidadora que o ensinou a amar a Deus e assim se tornou um instrumento na mão do Criador para mudar o rumo e a história de um país. Como sempre, a Palavra de Deus não se contradiz, e essa história mostra como Deus em sua soberania, prepara as pessoas para cuidar dos órfãos e nunca os desampara, como diz em Salmos 146:9 “O Senhor guarda os estrangeiros; ampara o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos ímpios”. Dom Pedro II foi amparado por D. Mariana que o catequisou e o formou com princípios e rigidez de um caráter cristão.

Assim, não importa onde estamos ou qual profissão exercemos, se estivermos dispostos a executar e fazer parte dos planos de Deus, Ele nos usará para sua glória e contribuiremos, como uma peça chave para dar continuidade à história providencial.

Inara Oliveira
Graduada pela Faculdade Católica de Uberlândia em Pedagogia e Normal Superior
Pós-graduada em Educação Especial/Inclusiva e Psicopedagogia.
Coordenação Pedagógica Fundamental 1