A escrita é parte integrante das habilidades de comunicação, ela estimula e ajuda a aumentar a criatividade e a imaginação. O processo da escrita começa desde a infância e está associado a algumas habilidades motoras e cognitivas.
Para desenvolver uma boa escrita a criança precisa de uma série de estímulos que precedem o processo de alfabetização. Desde pequena ela precisa ser estimulada com diversas atividades para que o processo da escrita ocorra de maneira natural e tranquila. As fases da aprendizagem que compõem o desenvolvimento de uma boa escrita são:
1 • Movimento de Pinça: é o momento em que a criança começa a exercitar a ”pegada” com firmeza, força e capacidade de segurar objetos (começa por volta dos 9 meses).
2 • Desenvolvimento da força da mão: nesta fase a criança amplia sua capacidade de movimento com as mãos, por meio de diversos objetos (monta-tudo, massinhas e outros objetos que trabalhem essa habilidade (acontece nos 3 primeiros anos).
3 • Entre 3 e 4 anos começa a desenvolver traçados verticais e horizontais, dando contornos mais definidos para seus desenhos.
4 • Pontilhados para aprimorar os movimentos: agora a criança já é capaz de trabalhar com pontilhados para aperfeiçoar seus movimentos, executando movimentos um pouco mais complexos e ordenados.
É imprescindível que cada fase de aprendizagem seja estimulada com as atividades corretas de acordo com a faixa etária da criança. Assim e com o acompanhamento do professor, a criança poderá trilhar um caminho adequado para a aquisição da escrita.
Maria Clara dos Rios Castro
Formada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo.
Especialista em Consciência Fonológica e Alfabetização Fônica.
Coordenadora Pedagógica – Educação Infantil.