(16) 3904-9310 – Unidade Ribeirão Preto
(16) 3664-2537 – Unidade Brodowski

7h10 às 18h30 - seg à sex (exceto feriados)

Você sabe a verdadeira origem do Halloween?

O Halloween é uma festa que surgiu a partir de traços de uma cultura pagã, mas o cristianismo que foi enraizado nas Ilhas Britânicas ao longo da Idade Média também teve sua influência para o surgimento dessa festa. Isso porque quando a Igreja Católica começou a difundir o cristianismo pela Europa, uma das estratégias utilizadas foi a de se apropriar de características de cultura pagã e torná-las cristãs.

A Igreja começou a afirmar que a festa dos mortos celtas (Samhain) não era para mortos comuns, mas sim, para os santos da Igreja. Essa ressignificação das culturas locais não aconteceu somente nas Ilhas Britânicas, mas em todo o continente europeu.

No século VIII, o papa Gregório III decidiu que o dia 1º de novembro seria dedicado para celebrar o Dia de Todos os Santos, que já haviam morrido. Algumas décadas depois, o papa Gregório IV decidiu estender a medida para toda a cristandade. Assim, o dia 1º de novembro começou a consolidar-se como o All Saints’ Day, como é conhecido o Dia de Todos os Santos em inglês e o dia anterior a esse passou a ser comemorado como o da véspera do dia de todos os santos, que em inglês é “All Hallows Eve”, de onde se originou o nome “Halloween”.

As comemorações que marcam o “All Hallows Eve” demoraram alguns séculos a se consolidar, tanto que só no século XIV são encontrados registros que fazem menção ao período em nomenclatura parecida a que citamos. As três comemorações do período eram:

  1. All Hallow’s Eve – comemorado em 31 de outubro como a véspera do Dia de Todos os Santos.
  2. All Saints’ Day – comemorado em 1º de novembro como Dia de Todos os Santos. Era uma data de veneração aos santos da Igreja.
  3. All Souls’ Day – comemorado em 2 de novembro como Dia de Finados. Data dedicada a oração dos fiéis da Igreja e daqueles que estavam no purgatório.

 

Mesmo com a consolidação do cristianismo nas Ilhas Britânicas, os traços da cultura tradicional pagã ficou marcado no inconsciente popular e, assim, uma série de práticas realizadas durante o Samhain foram transferidas para as celebrações que marcavam o All Hallows Eve.

Essa prática só chegou aos Estados Unidos tardiamente. Foi no século XIX, com uma migração maciça de irlandeses. Com os irlandeses, elementos de sua cultura foram levados aos Estados Unidos e depois de um certo tempo acabaram ganhando fama e transformando-se numa das maiores comemorações  daquele país.

Atualmente, o Halloween é uma comemoração secular. A festa resgatou elementos oriundos da festa pagã, como:

  • ” acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios e fantasmas;”
  • “esta repleta de figuras estranhas e bizarras, que teriam o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos”;
  • “associação à figura das bruxas e feiticeiras por ter essa relação intrínseca ao mundo dos espíritos”;
  • “irem de casa em casa pedindo doces (bolos, etc.) para poder rezar pelos mortos daquela casa que estariam no que eles acreditavam ser o limbo (ou purgatório). Eles criam que suas rezas influenciariam o futuro daqueles mortos, no sentido de eles irem para o Céu ou para o Inferno”.

 

Conforme sabemos, a tradição foi se estabelecendo, e hoje em dia em muitos países o Halloween é celebrado intensamente,  vestem as crianças com fantasias que trazem temas como bruxas, fantasmas, zumbis, diabos e outras coisas mais do gênero e alguns vão de porta em porta pedindo guloseimas em troca da abstenção de fazerem traquinagens.

O que concluímos?

A lembrança aos santos mortos em prol do evangelho é digna de ser l celebrado, já que muito devemos a esses mártires, mas infelizmente a distorção ao longo dos tempos trouxe uma celebração além de totalmente pagã repleta de ocultismo e invocação aos mortos.

A palavra de DEUS, é clara quanto a isso, no Antigo Testamento, em várias passagens  está  a proibição do povo de Deus em se envolver com tudo o que seja bruxaria, ocultismo, e congêneres.

“Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou dedique-se à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos. O Senhor têm repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês.” – Deuteronômio 18:10-12

Além de  nos alertar a ser sábios, prudentes e fugir da aparência do mal.

“Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal.” – 1 Tessalonicenses 5:21-22

Que Deus nos dê graça e sabedoria !

Veronica Santos Marconi
Mestre em Educação Cristã

FONTE:
“História do Halloween”
em: https://brasilescola.uol.com.br/halloween/historia-halloween.htm
defesadafe.org
Bíblia anotada