Paternidade Responsável

Educar é uma tarefa difícil e os pais não podem deixar essa tarefa para a escola, para a sociedade, para os avós ou para a babá. A Educação dos filhos é a principal missão dos pais. E, para que eles cumpram bem essa missão dos pais. E, para que eles cumpram bem essa missão, é preciso muito amor. Mas o amor que, além do carinho e do afeto, também dá limites, regras e disciplinas.

Muitos pais dizem que, ás vezes, é difícil dizer não ao filho, proibi-lo de alguma coisa ou negar-lhe um bem material. Para esses pais, lidar com a frustração do filho pode ser doloroso. Mas eles precisam entender que a frustração faz parte do crescimento emocional e do amadurecimento das crianças e adolescentes.

A vida não vai dizer só “sim” para eles. Eles vão receber muitos “nãos”, e se não aprenderem a lidar com essa situação, serão infelizes rebeldes e desobedientes com os pais e outras autoridades.

Portanto, dizer “não”aos filhos, colocar limites e regras também é uma forma de amor, talvez mais importante do que o carinho, porque criança aprende os limites sociais e de boa convivência e sociedade.

Queridos pais, peçam sabedoria e discernimento ao Espírito Santo e não tenham medo de amar seus filhos. Eles precisam do carinho, do afeto, do limite e do “não”.