Educação por Princípios

É um método educacional cristão que desenvolve o raciocínio a partir dos princípios fundamentais identificados em cada assunto do currículo escolar.

Esta abordagem educacional tem demonstrado resultados no aprimoramento acadêmico e do caráter dos educandos, formando cidadãos com uma cosmovisão bíblica e capazes de pensar da causa para o efeito. O IAVEC- Instituto Avançado Vida de Ensino Cristão adota esta metodologia para a sua prática educacional.

Principais diferenciais

  • Entendemos que todo conhecimento vem de Deus e revela a sua glória.
  • A lei moral de Deus é o referencial para a ética e moral dos relacionamentos. O processo de ensino/ aprendizagem é relacional e a família deve estar presente no processo educacional escolar, pois os pais são responsáveis diretos pela educação dos seus filhos.
  • O processo de ensino e aprendizagem envolve: pesquisa raciocínio, relacionamento, registro/ aplicação;
  • FICHÁRIO como instrumento para registro e domínio da aprendizagem pessoal;
  • Abordagem tutorial que identifica o estilo da aprendizagem de cada aluno
  • Princípios de caráter cristão permeiam todo o processo de ensino e aprendizagem; – Perspectiva providencial da História;
  • Visão criacionista das origens – planejamento e propósito para a vida;
  • Participação integrada da família.

 

O que é Educar por Princípios?

Entendemos educação em seu sentido amplo como o processo de transmitir à próxima geração conhecimento e valores que a capacitem a uma participação construtiva na sociedade. Educar uma criança é trabalhar em um projeto de vida, o que compete primordialmente aos pais, como responsáveis diretos pelos resultados.

Conforme apresentada por Rosalie J. Slater (The Principle Approach – [F.A.C.E] – Fundation for American Christian Education, EUA), que definiu e estruturou essa abordagem, Educação por Princípios é “um método cristão histórico de raciocínio bíblico, que faz das verdades da Palavra de Deus a base de cada assunto no currículo escolar”.

Baseia-se na aplicação de quatro passos: Pesquisar, Raciocinar e Registrar, para promover o raciocínio com padrões cristãos e a expansão do entendimento.

O sistema educacional baseado na Educação por Princípios integraliza filosofia (o por quê), currículo (o quê) e metodologia (o como) cristãs:

Filosofia

Centrada na moral cristã, tendo a Cristo como fundamento e modelo. Aponta para quem ou o quê está governando ou direcionando a situação, ensinando a pensar do interno para o externo. Opõe-se à visão humanista, relativista, que distorce o sentido do conhecimento ao fundamentá-lo no homem, sem compromisso real.

Currículo

Define um contexto de aprendizagem consistente, integrando as matérias sob a perspectiva da soberania de Deus e Seu propósito na Criação. É comunicado como uma experiência viva do professor para o aluno, através de seu exemplo e domínio da matéria. Opõe-se à apresentação fragmentada e meramente informativa das matérias que não promove no aluno uma visão integrada e responsável.

Metodologia

Educação por princípios, uma maneira de ensinar e aprender que coloca a palavra de Deus no coração de cada matéria e ensina o aluno como pensar e aprender. É um método de educação que libera o potencial do indivíduo, forma o caráter, constrói uma educação baseada numa perspectiva cristã.

Desenvolve o raciocínio criativo, constrói o conhecimento através da pesquisa e fundamenta o aprendizado na aplicação de princípios bíblicos. Usa Fichários de Anotações como exercício de mordomia na educação, e enfatiza a aplicabilidade do conhecimento. O ensino é visto como um processo individual, adequado à necessidade de cada criança. Opõe-se a métodos pré-fabricados e consumistas, que acarretam dependência do meio psico-social.

Fundamento essencial para uma nação Cristã

Se quisermos construir uma nação cristã livre precisamos estabelecer fundamentos bíblicos para a Educação, Governo, Economia e Política.

O princípio de semeadura e colheita se aplica para implantarmos a Verdade de Deus nas nações. É num processo gradual, através da Educação Cristã, que as sementes são plantadas e cuidadas, para produzir frutos em todos os aspectos da vida: pessoal, social, político e econômico.

Esta tarefa envolve família, igreja, e escola cristã comprometidas na educação de uma geração que esteja preparada e habilitada para aplicar princípios bíblicos em todas as áreas da vida. Vivemos um momento no Brasil em que a educação pode ser a esperança de um novo futuro.

Neste contexto, a educação é uma questão estratégica tanto no estabelecimento do Reino de Deus, quanto no desenvolvimento de nossa nação.

É nosso dever como cristãos oferecer a esta geração e às próximas, uma educação escolar de qualidade, fundamentada em princípios bíblicos, preparando-os para cumprir o propósito de Deus e exercer responsavelmente suas vocações na sociedade.