Constituição de Classe – 2019

DEFINIÇÕES

É a base de princípios e leis de uma nação, estado ou grupo social que determina
o poder e o dever do governo e a garantia segura dos direitos do povo.

CONSTITUIÇÃO DE CLASSE

É uma ferramenta eficaz que permite exercitar princípios de
governo e pacto, relacionando-se com direitos e responsabilidades; excelente para apoiar o
professor no governo da classe.

POR QUE ELA É NECESSÁRIA?

POR UMA RAZÃO SIMPLES: As pessoas não nascem com auto governo, mas o interiorizam por
meio de relações externas. As leis (limites) nos ajudam a aprender sobre o que somos e não
somos responsáveis.

COMO DEUS ESTABELECEU UMA NAÇÃO?

  1. AUTORIDADE: Deus chamou, preparou e levantou um LÍDER, uma autoridade que o
    representasse no meio do povo (Ex: 3:4, 10)
  2. LEI: A seguir, Deus estabelece uma série de LEIS inclusive as tábuas da Lei. (Ex: 12:14, 20:1-
    17)
  3. TERRITÓRIO: Deus entrega a terra prometida, o território do seu povo. (Deuteronômio 1: 21)

 

COMO ESTABELECER LEIS EM SALA DE AULA?

Autoridade: O PROFESSOR. O professor é o governador de sua sala e representa Deus e os
pais, portanto tem a responsabilidade do governo da sala de aula.

Lei: A CONSTITUIÇÃO DE CLASSE. Sua referência é a lei de Deus (os dez mandamentos). Visa
proteger a vida, a liberdade e a propriedade de cada aluno.

Território: A SALA DE AULA. A sala de aula é o território entregue por Deus a cada aluno. É
necessário exercitar a mordomia do espaço e suas responsabilidades. Cada um tem sua área
de domínio (objeto para marcar a individualidade) e deve aprender respeitar o domínio alheio.

COMO REALIZAMOS A IMPLANTAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO?

Durante a semana nos devocionais será estudado o assunto:

-GOVERNO: Introduzimos o conceito de governo através da História de Moisés. No seu
chamado (sarça) Êxodo: 3 e 4. Deus levanta a autoridade representativa

OBJETIVOS: Os alunos deverão:
– Compreender que o professor é o representante dos pais e de Deus.
– Reconhecer no professor uma autoridade na vida de cada criança e da turma.

-A LEI PARA O POVO DE ISRAEL: Refletimos sobre a lei instituída aquele povo e a lei e sua
importância em nossos dias. Explicamos que ela serve para proteger a nossa Vida, Liberdade e
Propriedade. OBJETIVOS: Os alunos deverão: -Compreender sobre a importância das leis em
nossas vidas. -Compreender o significado das palavras: Vida, Liberdade e Propriedade.

Confeccionar (FORMATO DAS TÁBUAS DA LEI NO PAPEL)

-TERRITÓRIO – DEUS entrega o território ao seu povo. Refletir sobre como o povo deveria se
portar ao chegar tão perto do que Deus lhes prometera?

-OBJETIVOS: Os alunos deverão:
-Saber que Deus sempre cumpre as suas promessas.
-Compreender que tudo que Deus nos dá é bom.
-Entender que a terra precisou ser conquistada, não foi entregue sem esforço.

– ENTREGA DO TERRITÓRIO A CADA ALUNO – Relembramos a parte da história onde DEUS
entrega o território ao seu povo.
Relacionamos: Qual é o território que Deus te entrega hoje?
OBJETIVOS: Os alunos deverão:
-Relacionar o território entregue a Israel e a sala de aula.
-Observar o seu território e tomar domínio sobre ele.

CELEBRAÇÃO DE APRENDIZAGEM

DIA DA CHEGADA DA LEI DA CLASSE. A LEI chega para a classe e é estabelecida pelo professor.
Fazemos a leitura de cada item da constituição e a explicação da mesma. Ao final todos se
comprometem a observar e obedecer esta lei.

OBJETIVOS: Os alunos deverão:
-Comprometer-se em cumprir as leis da sala.
-Compreender que as leis de Deus são doces como mel.
-Agradecer a Deus pelas leis que nos protegem/celebrar.

ATIVIDADES: ORNAMENTAÇÃO , LEITURA DA CONSTITUIÇÃO, COMUNHÃO E CELEBRAÇÃO DA
CHEGADA DA “LEI”, DIA DE CELEBRAR

Educação Infantil

Educação Infantil

A Educação Infantil é uma fase importante para a formação da personalidade, na constituição do sujeito, no autoconceito, nos valores que vão sustentar as opções e decisões ao longo da vida.

Saiba Mais
Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental I

Aproximadamente dos 6 anos de idade já encontra-se pronto 90% do desenvolvimento físico do cérebro. A partir do 1º ano do Ensino Fundamental a criança já está preparada para receber uma quantidade bem maior de informações.

Saiba Mais
Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II

É uma fase onde não necessitam mais das fantasias para considerar problemas e situações. Desenvolve a habilidade de abranger conteúdos puramente abstratos, como elevados conceitos matemáticos e filosóficos.

Saiba Mais
Ensino Médio

Ensino Médio

O Ensino Médio representa a etapa final da Educação Básica no Brasil. No IAVEC o Ensino Médio tem duração mínima de três anos e visa à formação do educando nos aspectos acadêmico, social, ético, físico e espiritual.

Saiba Mais