Cerimônia de Comissionamento

Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? Amós 3:3

Considerações gerais para o comissionamento da equipe

Apresentação

Esta cerimônia é uma forma didática de destacar aos pais a sua responsabilidade com a educação dos filhos, bem como destacar a corresponsabilidade da escola (através da
representatividade dos professores). O momento expressa o compromisso de ambas às partes com a seriedade que deve ser tratada a educação das crianças e jovens.

É muito importante que nesta ocasião seja ensinado sobre as instituições básicas reconhecidas por Deus, a soberania destas, o fluxo de autoridade e poder de Deus que flui
através da vida dos pais e a sua responsabilidade com a educação dos seus filhos, que de agora em diante será compartilhada com a escola, através dos professores (autoridade
delegada).

Na Abordagem Educacional por Princípios, nos valemos de algumas ferramentas metodológicas inspiradas em métodos bíblicos, entre elas, temos os “memoriais”, que ressaltam de modo amplo e rico em sentidos, uma verdade fundamentada em princípios.

Esta cerimônia ancora-se nesta ferramenta e expressa também a convicção da escola do valor destes métodos bíblicos para comunicar uma verdade, neste caso, a manifestação da soberania divina que flui através da vida dos pais. A cerimônia de comissionamento geralmente acontecerá na primeira reunião de pais do ano letivo.

Definições

 

  • Comissionar:
    Encarregar de comissão; expedir como comissário. Confiar; encarregar; delegar.
    Nomear para cargo em comissão, ou para função temporária.
  • Delegar:
    Transmitir poderes; enviar (alguém) com poderes de julgar, resolver, realizar; encarregar, incumbir;
  • Governo:
    1. Administração, gestão, direção. Ex. como o governo de uma casa.
    2. O exercício de autoridade por pais ou responsáveis. “As crianças geralmente são prejudicadas por negligência de governo dos pais”. “Que o governo da família seja como o do nosso Pai celestial – suave, gentil e afetuoso”.
    3. Domínio, controle. “Falta-lhe o governo de seus sentimentos. Os homens são propensos a negligenciar o controle de seus temperamentos e paixões”.
    4. Território da jurisdição de um governador.
  • Autoridade:
    1. Poder legal ou direto para comandar ao agir, como os pais sobre os filhos.
    2. O poder derivado de opinião, respeito e estima; influência de caráter; crédito, como a autoridade da idade ou do exemplo, que é submetido ou respeitado.
    3. Que tem peso de caráter; respeitabilidade, dignidade. 4. A fonte de toda a autoridade, lei e domínio se encontram em Deus e é definida em Sua Palavra. A autoridade pode ser soberana ou representativa.

O que é o ato do comissionamento?

A partir do entendimento do princípio da Soberania, compreendemos que a tarefa de educar os filhos foi dada por Deus, aos pais (Dt. 6) e que estes, podem contar com a auxílio de pessoas habilitadas para o ensino e instrução das crianças (GI.4.1,2), delegando-os de parte da sua autoridade. Os pais e estes profissionais devem concordar e estabelecer um só propósito para a educação dos pequenos no temor do Senhor, estabelecendo uma forte aliança.

Ao comissionar a equipe, os pais abençoam suas vidas e concedem a esta equipe a autorização para ensinar ao(s) seu(s) filho(s) e para agir com a sua autoridade, indicando-lhe o caminho da virtude e ensinando-lhes no temor do Senhor.

Assim, de modo prático, o comissionamento é um ato cerimonioso onde de modo formal os pais pronunciam a sua responsabilidade para com a educação dos filhos e comissionam e abençoam professores que lhes ajudarão nesta tarefa de educar os seus filhos ao longo do ano letivo enquanto estiverem na escola.

Textos bíblicos

“Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. E assim estes, enviados pelo Espírito
Santo, (…) anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus”. Atos 13:2-5 “Vocês, os pais, não exasperem os vossos filhos. Antes eduquem-nos seguindo os conselhos
e a doutrina do Senhor”. Efésios 6:4 “Também o Senhor sabe livrar da tentação os piedosos, e reservar para o dia do juízo os injustos, que já estão sendo castigados; especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas concupiscências, e desprezam toda autoridade. Atrevidos, arrogantes, não receiam blasfemar das dignidades” II Pe 2:9 e 10 (ver também Rm 13:1-7)

Quem é responsável?

Geralmente este deverá ser um encargo direto da direção da escola, que somente no seu impedimento poderá delegar a coordenação. O diretor deverá dirigir o momento de
apresentação e comissionamento da equipe junto aos pais e alunos da escola, favorecendo um ambiente de aliança e compromisso mútuo desde o início do ano letivo.
Deverá também apresentar a toda a equipe de professores e colaboradores, com suas qualificações e individualidades. O diretor deverá conhecer bem a sua equipe e assegurar
aos pais a idoneidade deles. Por fim, deverá solicitar aos pais que, orando, abençoem e comissionem a Equipe para o trabalho do ano letivo.

Encerramento

Após os pronunciamentos, faz uma oração equipe e pais pelas bênçãos do ano letivo.

Educação Infantil

Educação Infantil

A Educação Infantil é uma fase importante para a formação da personalidade, na constituição do sujeito, no autoconceito, nos valores que vão sustentar as opções e decisões ao longo da vida.

Saiba Mais
Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental I

Aproximadamente dos 6 anos de idade já encontra-se pronto 90% do desenvolvimento físico do cérebro. A partir do 1º ano do Ensino Fundamental a criança já está preparada para receber uma quantidade bem maior de informações.

Saiba Mais
Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II

É uma fase onde não necessitam mais das fantasias para considerar problemas e situações. Desenvolve a habilidade de abranger conteúdos puramente abstratos, como elevados conceitos matemáticos e filosóficos.

Saiba Mais
Ensino Médio

Ensino Médio

O Ensino Médio representa a etapa final da Educação Básica no Brasil. No IAVEC o Ensino Médio tem duração mínima de três anos e visa à formação do educando nos aspectos acadêmico, social, ético, físico e espiritual.

Saiba Mais